Sobre Drunkeynesian

Este é o blog de uma pessoa inquieta e curiosa, que, por alguns acasos da vida, estudou um pouco de economia e foi parar no mercado financeiro. O blog nasceu há uns três anos com a intenção de preencher uma suposta lacuna no debate brasileiro sobre finanças e economia do mundo real (que, surpresa, às vezes tem pouco a ver com o que se discute na academia). Ao longo desse tempo consegui atingir a marca de 800,000 visitantes diários e recusar, por idealismo, dezenas de propostas milionárias de conglomerados de mídia conquistar alguns poucos e fiéis leitores (a lacuna não era assim tão grande, ou eu só escrevo besteira, mesmo), aos quais devo minha gratidão pelas discussões, puxadas de orelha e recomendações.

Isso aqui é um smorgasbord (há anos espero uma oportunidade pra usar essa palavra - aguentem!) que tenta dar uma opinião minimamente ilustrada sobre alguns temas de economia e finanças que aparecem na (ou são omitidos pela) mídia, chamar atenção para curiosidades & barbaridades, compartilhar leituras interessantes e, eventual e irresponsavelmente, dar palpites sobre a direção dos mercados. Como meus níveis de maturidade, magnificência e tolerância ainda estão longe do ideal (é muito difícil ser budista), aproveito também para cutucar, gratuitamente, alguns colegas de profissão, acadêmicos, jornalistas e políticos. Para o smorgasbord não desandar, tento manter uma 'linha editorial' mais ou menos consistente. Infelizmente, pelo menos uma vez por semana não consigo resistir e os pobres visitantes são obrigados a compartilhar do meu mau gosto para música, cinema, literatura e futebol (sou corinthiano, talvez isso explique alguma coisa). Para evitar, basta pular os posts marcados como "off-topic".

No geral, tento basear minhas opiniões em dados, fatos e fontes que os respeitem. Também tento manter uma certa distância da política e de julgamentos totalmente subjetivos, embora, tratando de assuntos que estão longe de ser ciências exatas (sorry, Eugene Fama), algo de ideologia e contradição são inevitáveis. Mais você aprende navegando pelas postagens, que falam melhor de mim do que qualquer auto-apresentação que eu consiga fazer.



Fevereiro/2011. As versões anteriores desta apresentação são:


- Setembro/2010
- Setembro/2007 (primeiro post)


Sobre o autor.