terça-feira, 12 de junho de 2012

São Paulo e Rio, ficando menos caras...

... ao menos para expatriados. Hoje saiu o ranking de custo de vida nas principais cidades do mundo, publicado pela Mercer. De acordo com o estudo, São Paulo é a 12ª mais cara (era 10ª no ano passado) e o Rio passou de 12ª em 2010 para 13ª este ano. Ambas seguem mais caras que, por exemplo, Oslo e Copenhague. No topo da tabela, Tóquio passou Luanda. Aí vai a pesquisa completa:

4 comentários:

Moska disse...

Sydney passou de 14 para 11, ultrapassou SP.. mais uma indicação de que ta na hora de eu voltar pro Brasil...

Danilo Balu disse...

Sempre que vejo essas tabelas de custos de vida em cidades de 1o mundo fico pensando o que os brasileiros-pachecos argumentam pra dizer que aqui ainda é melhor pra se viver...

Anônimo disse...

Embora concorde com o Danilo, essas pesquisas são complicadas. Eu esperaria Nova York, Londres e Paris entre as primeiras (turismo, centros de negócios, etc.). Tokyo e Osaka estão entre as primeiras, mas a oferta de bens e serviços é tão grande no Japão que ninguém ou poucos pensam em sair de lá.

Drunkeynesian disse...

O câmbio faz grande diferença nessas pesquisas - o iene está muito valorizado contra o dólar, historicamente. É de se esperar que as cidades japonesas estejam entre as mais caras.