segunda-feira, 19 de março de 2012

Leituras das últimas semanas

- A matéria de capa da última The Atlantic, que estampou uma foto de Ben Bernanke com o título The Hero. Não canso de me espantar com como o mundo gosta de se iludir pelo acaso (ou por menos que isso).

- Para quem não estava no sistema solar semana passada, o editorial do NY Times do executivo (não alto, como disseram alguns - a empresa tem quase 500 sócios, e ele não era um deles) de saída da Goldman Sachs. A resposta do banco, um editorial opinativo da Bloomberg e a saída de Darth Vader do Império.

- A Apple continua sua competição com a Torre de Babel: a companhia já vale mais que um ano de PIB da Polônia ou da Bélgica; e há quem acredite que em um ano esse valor de mercado chegará bem perto de US$ 1 trilhão.

- A resenha do NY Times para o Why Nations Fail, de Daron Acemoglu e James Robinson (a simpática ilustração aí do lado é de lá). A The Economist não gostou tanto.

- O novo livro de Robert Shiller, sobre o papel de finanças como bem público.

- O Valor sobre a famosa biblioteca de Delfim Netto, que está sendo transferida para a FEA-USP. E você não sabia que existem 10 mil livros só sobre marxismo analítico, aposto.

- Um perfil de Naji Nahas, na Folha.

- Barry Eichengreen e Kevin O'Rourke revisitam a comparação entre a Grande Depressão e nossos tempos esquisitos. A conclusão é que ainda não há espaço para consolidação fiscal.

- William Easterly não perde o costume de bater de frente com Jeffrey Sachs, e explica como não comandaria o Banco Mundial.

- O Fed agora tem uma conta no twitter. A agenda das aulas de Ben Bernanke sobre a instituição na George Washington University, que começam amanhã e terão transmissão ao vivo pela internet.

- Uma entrevista interessante da Folha sobre a Grécia, com o historiador de Columbia Mark Mazower.

- Longa matéria da Exame com Luis Stuhlberger.

- A vida na Itália não deve estar fácil.

- O (apócrifo) soluço de Winston Churchill e como foi desenhado o mapa do Oriente Médio.

- Martin Scorsese vai mesmo filmar O Lobo de Wall Street. Apesar do título grandiloquente, o livro é sobre um rodapé da história dos mercados (e o personagem, um trombadinha perto dos grandes ladrões que já passaram por lá). Ainda assim, deve dar um filme divertido.

- Mitt Romney ou Senhor Burns?

3 comentários:

Osmar Camilo disse...

Será que o Delfim leu todos os livros? Ou ele faz como eu, que compra e deixa na estante?

Drunkeynesian disse...

Impossível ler tudo... da maioria ele deve ler a orelha e jogar na estante.

iconoclastas disse...

"Quase não leio livro inteiro, apenas um capítulo que me interessa mais, mas sempre dou uma olhada na diagonal no resto."

faz sentido, inteiro só romance.