sexta-feira, 17 de junho de 2011

Frases do dia - Grécia e a solidão

"Whether or not a growing number of Greeks believe that the current economic policy is wrong and is aimed only at sucking the blood of taxpayers to the benefit of the permanently privileged (Greeks and foreigners), the fact is that other countries and organizations are trying to support Greece. Whether this continues up to the point where we can stand on our own feet, where we don't need to borrow every month in order to pay wages, pensions and interest on our loans, or whether it ends at the point when the others no longer fear our collapse is a matter of time. One of the two will happen."

Nikos Konstandaras, editor do jornal Kathimerini, no texto mais sensato e sensível que li sobre a crise na Grécia.

6 comentários:

Pablo Vilarnovo disse...

Acabei de escrever um texto que fala algo parecido. De que a culpa da situação atual da Grécia é dos próprios gregos.

Drunkeynesian disse...

Em última instância não tem como deixar de achar isso, mas acho que todo mundo na Europa é um pouco "vítima" desse delírio de moeda única. E, como você escreveu, pra convencer o povo de que os privilégios dos últimos anos não são legítimos ou merecidos, só com muita crise, mesmo.

Rodrigo, o Soneca, Pontes disse...

São os diversos sentimentos do ser humano afetando (para o bem ou para o mal) as decisões economicas. Não é só uma discussão de economia coportamental baseadas em decisões irracionais de individuos comprando refrigerante.
Decisões macro-economicas que envolvem metade do PIB mundial também não são tomadas por homus economicus.
O mundo é humano, para o bem ou para o mal da economia.

JGould disse...

Torço para que haja alguma solução, que se lembrem do Lehman. Caso contrário, não vai ser só os helênicos que irão sofrer.

Drunkeynesian disse...

A solução é eles não pagarem a dívida. Ou pagarem em uma moeda que eles consigam emitir. Ou a UE assumir as dívidas de todos os países. Qualquer outra solução é temporária.

O que parece absurdo, mas é do espírito do momento, é a ideia de que NENHUM detentor de dívida pode perder, como se as decisões de investimento feitas fossem todas asseguradas. Isso deveria ser visto como um escândalo.

JGould disse...

Algum "haircut" há de haver, o que o missivista aqui acha é que, caso eles dêem o calote, o efeito dominó virá. Os "PIGS" vão virar pó, Alemanha e França serão arrastados, enfim, toda a zona do euro. E os caras que estão na ponta vendedora de CDS...meu amigo...melhor procurar asilo no Pakistão.

abs