segunda-feira, 23 de maio de 2011

Leituras da Segunda-Feira

Hoje, me informa a Wikipedia, é dia da Segunda Defenestração de Praga. Alguns links jogados pela janela, em comemoração:

- Uma boa entrevista com Jim Grant, que tem defendido a volta do padrão-ouro (Associated Press). Salvos os títulos da dívida brasileira, concordo com a afirmação: "The trouble with the present is that nothing is actually cheap."

- Dois papers que achei interessantes, da última leva do NBER: um sobre o quão universal é o acesso à saúde pública no Brasil (pouco, como qualquer brasileiro deve desconfiar) e alguns padrões empíricos de moedas de países emergentes.

- O Financial Times não tira os olhos da suposta bolha imobiliária brasileira. Esse é o assunto que mais tem gerado comentários neste espaço, devo voltar a ele em breve.

- Centenas de livros sobre mercados e trading, para download (legalidade questionável).

- Christine Lagarde é a favorita para a sucessão do FMI, dizem os mercados (Intrade).

- Jason Zweig, do Wall Street Journal, indica cinco livros sobre finanças pessoais.

- Longa matéria sobre Edward Tufte, o "Leonardo da Vinci da apresentação de dados". O cara é tão unanimidade que dá para desconfiar, mas eu não consigo deixar de achar que o The Visual Display of Quantitative Information deveria ser leitura obrigatória para qualquer um que lida com apresentação de dados. (The Washington Monthly).

- O Aid Watch acabou, depois de grandes serviços prestados ao debate sobre desenvolvimento.

Nenhum comentário: