terça-feira, 5 de outubro de 2010

10 sugestões para desvalorizar o real

Como esperado, o aumento de IOF não desvalorizou o câmbio (opera enquanto escrevo abaixo do fechamento de ontem) e fez com que os juros longos subissem (ainda que menos do que muitos observadores esperavam). Já que o governo parece estar sem criatividade para novas medidas, aí vão algumas sugestões com bom potencial para levar o real de volta a um nível mais, digamos, competitivo:

1. Terceirizar a gestão da política monetária para o Banco Central da República Argentina. Ajuda se também terceirizar o cálculo da inflação para o Indec. Na impossibilidade, colocar o Meirelles para anunciar que é um admirador do modo Bernanke e Banco do Japão de controle da oferta de moeda.

2. Implementar o "Bolsa Disney", garantindo uma renda mínima em dólares para que todo brasileiro possa conhecer o Mickey e o Pateta.

3. Permitir que o BNDES conceda crédito em moeda estrangeira, para que a JBS e a Marfrig comprem todos os frigoríficos do mundo, de Labrador a Vladivostok.

4. Anunciar uma política mais agressiva para a gestão das reservas internacionais: trocar metade dos títulos da dívida dos EUA por papéis que oferecem taxas de retorno maiores, como os da Grécia, Irlanda, Portugal e Paquistão.

5. Transferir a gestão do fundo soberano para a GWI (ajuda se acompanhada de um decreto permitindo que o fundo use alavancagem).

6. Conceder a gestão e exploração das reservas do pré-sal para a PDVSA.

7. Anunciar Tiririca como o próximo Ministro da Fazenda e Paulo Maluf para o BNDES.

8. Trocar a arara da nota de dez reais por uma efígie do Zé Dirceu. Criar a nota de 1000 reais com a cara do Lula (será conhecida como "Lulão").

9. Lastrear o real ao minério de ferro.

10. Anunciar o "Minha Casa, Minha Vida" para a alta renda, financiando com juros subsidiados a aquisição de residências de valor acima de US$ 5 milhões em Dubai, Riviera Francesa, Ilha de Capri e Newport Beach.

2 comentários:

Danilo Balu disse...

Higlights:
1. Terceirizar a gestão da política monetária para o Banco Central da República Argentina.

2. Implementar o "Bolsa Disney"

7. Anunciar Tiririca como o próximo Ministro da Fazenda e Paulo Maluf para o BNDES.

8... Criar a nota de 1000 reais com a cara do Lula (será conhecida como "Lulão").

9. Lastrear o real ao minério de ferro.

Genial! hahaha

João Marcus disse...

Dificil dizer qual a melhor "sugestão"! Faça com que chegue ao Ministro M.