terça-feira, 1 de junho de 2010

A volta do "Sell in May and Go Away"

Uma das lendas urbanas sobre o mercado americano é que deve-se vender ações no final do primeiro quarto do ano, já que maio costuma ser um mês ruim (daí o "Sell in May and Go Away", venda em maio e vá embora). O The Big Picture mostrou ontem, ao final do pior mês para as ações desde fevereiro de 2009, um gráfico com o retorno médio mensal do índice S&P500. De fato maio, historicamente, não é um mês bom, mas está longe de ser o pior (OK, Sell in September and Go Away não teria o mesmo apelo):



Para o nosso Ibovespa, o mesmo estudo (feito por mim) ficou assim (desde o ano pós estabilização da inflação):



Por aqui, como diria minha mãe, agosto é o mês do desgosto (ou do cachorro louco). Compre (ou venda) quem quiser.

3 comentários:

Lauro Martins disse...

hahahaha. Muito bom.

Anônimo disse...

falta um teste t, né? fácil de fazer e seria mto bem-vindo.

Drunkeynesian disse...

Eu me lembro de já ter visto paper com todas as significâncias, vou ver se acho e ponho aqui.