terça-feira, 18 de maio de 2010

Aí, sim, fomos surpreendidos novamente

O governo da Alemanha surpreendeu hoje ao banir a venda descoberta de títulos soberanos em euro, seus respectivos derivativos de crédito (CDS) e ações de alguns bancos. A idéia é conter a a especulação que estaria "levando a movimentos de preços que ameaçam o sistema financeiro". A reação inicial do mercado foi empurrar o euro para uma nova mínima dos últimos anos (desde 2006), já que para a moeda esse tipo de restrição não é aplicada (e seria de muito difícil implementação).

A iniciativa surpreende sobretudo porque acredita-se que a Alemanha é o elo mais forte que ainda segura o euro. Uma medida dessas, cheirando a desespero, parece um atestado de que as coisas não estão tão bem assim. É mais uma tentativa de comprar tempo: o banimento tem validade até 31 de março do próximo ano (pode ser prorrogada, evidentemente), e, até lá, espera-se que tenha aparecido uma solução para os reais problemas das economias que usam a moeda única -- alto endividamento e baixo crescimento, para resumir bem.

A iniciativa deve ser seguida por outros países. Se vai ser capaz de conter parte do pânico dos detentores de ativos em euro, é outra questão. Caso não, resta saber qual vai ser a próxima iniciativa dos políticos. Fechar os mercados? Estamos em tempos interessantes, definitivamente.

Nenhum comentário: