quarta-feira, 3 de junho de 2009

Nuvens sobre a Europa

"Você só descobre quem está nadando nu quando a maré baixa"
Warren Edward Buffett

O blog do Financial Times nota que a Letônia não conseguiu vender hoje nem um centavo (ou o equivalente na moeda local, o lat) de uma emissão do tesouro local de apenas US$ 100 milhões. O temor dos investidores é que o país seja forçado a desvalorizar sua moeda, hoje atrelada ao euro, para combater um déficit em conta corrente de 8.3% do PIB.

Boa parte do Leste Europeu enriqueceu nos últimos anos com a ajuda de forte alavancagem em moeda estrangeira -- bancos de países desenvolvidos estavam felizes em conceder crédito, muitas vezes em moeda estrangeira (euros, francos suíços, etc) para cidadãos e empresas desses países. Além do crédito local, com financiamento externo abundante, os déficits em conta corrente iam sendo cobertos com emissão de dívida externa. Agora, depois que a maré baixou, estamos vendo o estrago. Se alguém lembrou da Argentina em 2001, é exatamente isso.

Tirando as implicações diretas dessas iminentes desvalorizações (aumento de preços de produtos importados, problemas para os bancos que concederam crédito, entre outros), há um sinal que não pode ser desprezado: como também nota o FT, a Letônia seria o primeiro país a abandonar o mecanismo de câmbio europeu desde a notória desvalorização da libra esterlina de 1992. Como é um país que ainda não operava na moeda unificada, o problema parece menor. Porém, se imaginarmos que outros países que já adotaram o euro podem ser forçados a tomar a mesma atitude, estamos falando de um desastre de outra magnitude.

Curiosamente, o mercado de câmbio não tem refletido esses riscos -- o euro vem de uma forte valorização contra o dólar. Na minha opinião, isso deve-se a uma escolha do "menos pior": vende-se o dólar americano contra qualquer moeda, já que a situação dos EUA é tão precária. "o mercado está errado" são sempre palavras muito caras, mas creio que o próximo passo da crise atual é mostrar a fragilidade da Europa e da moeda única. Muitos dos países dos velho continente estavam nadando nus.

A bela foto é de Riga, capital da Letônia. Roubada da Wikipedia.

Um comentário: