terça-feira, 19 de maio de 2009

Brasil Foods e você, tudo a ver


Chegou, finalmente, o tão antecipado anúncio da fusão entre Sadia e Perdigão, que cria a maior exportadora de carne processada do mundo, uma "supercampeã brasileira", como, certamente, alguém já definiu ou vai definir. A verdade, como quase sempre, é bem menos romântica. A Sadia, ao invés de contentar-se em ser uma competente produtora de alimentos, enfiou-se até onde não podia na especulação com derivativos, apostando na tola idéia que uma desvalorização súbita do real era muito pouco provável - e perdeu. Totalmente fragilizada financeiramente, mas ainda sendo uma empresa competitiva no que fazia (frangos e afins, e não operações de tesouraria), seria um alvo fácil para uma compra, assim que o dinheiro voltasse a circular no mercado financeiro. Assim deveria funcionar o capitalismo, empresas passando de "mãos fracas" (ou pouco competentes) para "mãos fortes".

Logo após o anúncio das perdas bilionárias com a alta do dólar, começa a operação resgate. Um ex-ministro do desenvolvimento, antes disso executivo de longa data da empresa, é chamado de volta para a presidência do conselho de administração. Para encurtar uma tortuosa história, a empresa que parecia destinada a ser comprada passa a fazer parte de uma fusão, aparentemente positiva para os acionistas das duas envolvidas. Mas, claro, falta a cereja do bolo: a nova empresa fará prontamente uma nova oferta de ações, de R$ 4 bilhões. Que já tem destino certo, caso os tolos do mercado não mostrem interesse: a carteira do BNDES - banco estatal (vinculado ao Ministério do Desenvolvimento - hmmmmmmmmmmmm), capitalizado via emissões do Tesouro Nacional, que, posteriormente, o Tesouro deve resgatar com dinheiro - adivinhe!!! - do contribuinte. Sim, caro leitor, você é uma espécie de sócio da "supercampeã"; só não espere colher nenhum benefício por conta disso.

Resta torcer pelo sucesso da nova empresa, e que não resolvam unificar a linha de produtos - como bom consumidor de embutidos, afirmo que os da Sadia são muito melhores que os da Perdigão...

Nenhum comentário: